Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
«Whatever you are, be a good one.» - Abraham Lincoln. Blog em que ocasionalmente partilho os meus pensamentos acerca das mais diversas questões, de forma livre e independente.
Muitas são as campanhas e os alertas relativamente ao consumo excessivo e prejudicial de recursos naturais e consequente perda de biodiversidade e degradação da vida na Terra. WWF, PETA, Greenpeace e, em Portugal, Quercus, são algumas das organizações que mais zelam pelo direito à preservação da vida selvagem através de uma boa gestão de recursos e do respeito pela natureza!
Cabe também à ciência que é o marketing responder a este apelo cada vez mais forte para combater a indiferença em assuntos que jogam com a qualidade de vida de gerações futuras! O Green Marketing é uma tendência que já tem uns anos, contudo, só agora se aproxima de objectivos mais próximos dos defendidos pelas associações de defesa do planeta! Na linha da frente estão países como a Islândia, a Suíça e a maioria dos países nórdicos europeus.
Top 30 countries and score[4] - Environmental Performance Index 2010
|
11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. |
21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. |
Fonte: Environmental Performance Index - Wikipedia
Na tabela acima vemos que Portugal (que em 2006 havia alcançado o 11º lugar do ranking entre 163 países analisados) tem feito um esforço considerável para progredir na diversificação das suas fontes de energia ainda que tenha um longo caminho a percorrer.
Como podemos ajudar Portugal a percorrer esse caminho?
Para além das típicas fórmulas mágicas que nos são aconselhadas todos os dias (falo de fechar bem as torneiras, tomar duche em vez de banho, ter dupla descarga no autoclismo, reciclar, usar lâmpadas eco-eficientes, etc.), que são importantes, podemos começar também a comprar produtos de empresas/marcas que garantam a sua sustentabilidade ambiental!
Que marcas são essas?
Toyota, DuPont, Genzyme Corporation, Toughglass, McDonald’s, Wal-Mart, General Motors, IKEA, Starbucks, Xerox, Walkers Crisps, Eurostar, Conergy, Cadbury e Timberland são algumas das marcas/empresas que, quer pelos seus ambiciosos objectivos carbono zero, quer por investigarem activamente formas de criar produtos mais amigos do ambiente ou por apoiarem projectos de recuperação/preservação ambiental, são reconhecidas mundialmente pelo seu pioneirismo em matéria de green management.
Não te esqueças que em produtos básicos deves verificar sempre se possuem o selo ecológico europeu, o único que te garante que os produtos que consomes seguem as normas de sustentabilidade do teu país! O selo é este:
Obrigado ;) Saudações ecológicas! [Não te esqueças de clicar no "Like" do meu blog na barra lateral!]
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.